Pesquise neste Blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

João do Rio A profissão de Jacques Pedreira


João do Rio 

A profissão de Jacques Pedreira 

IMS - Scipione - CRB 

Livro em bom estado, escasso, não perca saiba mais ....

João do Rio (pseudônimo de Paulo Barreto) nasceu no mesmo ano de Lima Barreto (não são parentes), 1881 e morreu um ano antes (em 1921). Foi um célebre cronista das primeiras décadas do século XX e o mais célebre tradutor de O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. interessante obra literária. 

Começa com o personagem-título sendo pressionado pelo pai a assumir uma profissão (advogado) e termina com ele conseguindo uma (diplomata). João do Rio faz um malicioso e desmoralizador retrato da sociedade carioca do início do século ao mostrar como Jacques preenche sua existência entre um episódio e outro: vagabundo convicto, indolente, aproveitador, corrujpto, cafajeste, burraldo, 

“não podia deixar de sentir-se superior. Superior, por quê? Não o sabia, nem o era. Mas assim o fizera a educação e também a herança… Os verdadeiros amigos de Jacques podiam-lhe jurar que qualquer contínuo era mais útil e mais inteligente. Não o acreditaria. Ele era importante, mais importante, apesar de não ter qualidade alguma superior para compensar as más disposições iguais às de todos os homens, mais às da sua condição“. 


Sem chegar a ser um tipo repelente como o Cássi Jones de Clara dos Anjos, boa parte do seu tempo é ocupado por um caso com a provinciana e rica Alice, casada com um deputado, ”ligação perigosa” que concretiza uma das suas maiores aspirações existenciais: 

“Ainda não tivera uma amante casada. Quanta coisa ainda não fizera na vida! Mas havia de fazer, tinha o desejo de fazer, desde que elas fossem agradáveis e pouco trabalhosas“.


Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta. Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega. Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios. Todos os pedidos são enviados com seguro. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.