Pesquise neste Blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Paulo Laragnoit A vila de prainha 1984 - Vale do Ribeira Litoral sul cidades familias historias genealogias Iguape etc Atual Miracatu - São Paulo

A Vila de Prainha
Paulo de Castro Laragnoit
editora: Jaburu
ano: 1984

Brochura cartonada, em bom estado de conservação. 365 pg, coda1-x4. escasso, saiba mais.

Atual Miracatu - SP - O antigo povoado de Prainha, localizado na margem esquerda do Rio São Lourenço, deve seu nome a uma pequena praia onde paravam os canoeiros para descansar e fazer suas refeições durante a viagem. Sua origem estaria ligada ao núcleo surgido nas terras do francês Pierre Laragnoit. Em julho de 1847, por um milhão de réis, Laragnoit comprou uma sesmaria de Domingos Pereira de Oliveira e sua esposa.

Em 14 de junho de 1871, Laragnoit doou terras para a construção de uma igreja e a abertura de um cemitério. O povoado que ali se formou foi elevado à categoria de Distrito de Paz no dia 06 de abril de 1872, com o nome de Prainha. Pelo Decreto Lei nº. 9.775 de 30 de novembro de 1938, o Distrito de Prainha foi elevado à categoria de município.

Em 1944, o nome da cidade teve que ser mudado porque existia uma cidade com nome idêntico no estado do Pará. Prainha passou a ser então Miracatu.

Paulo Laragnoit esmiuçou os cartórios da região, o Fórum de Iguape, os arquivos do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Arquivo do Estado e Cúria Metropolitana de São Paulo.

Publicou os seguintes livros: “A Vila de Prainha”; e “Histórias do Vale da Esperança”, que faz parte da biblioteca da Seção Genealógica do Grupo Air France-Paris; “Laurindo de Almeida e a Vila de Prainha”; “Centenário da Imigração Japonesa - 1908-2008” ; “Quatro mãos... Duas Cabeças... Um Só Coração”, em coautoria com João Joaquim Vicente Leite; além de inúmeros artigos publicados nos jornais da região.



Temos disponibilidade de outros volumes sobre o mesmo assunto.

philolibrorum@yahoo.com.br

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Um comentário:

  1. Vocês ainda tem o Livro A Vila de Prainha, de Paulo Laragnoit.
    Tem interesse nesse livro e quero comprá-lo.
    Aguardo proposta, custos e condições de entrega em São Paulo, Capital.
    Abel Aquino de Souza
    aaqsouza@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.