Pesquise neste Blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sobre o ente e a essência Tomas de Aquino Tradução de Jose Cretella Junior

Sobre o ente e a essência

Tomas de Aquino


Tradução de Jose Cretella Junior

S.Paulo

1952

bom estado, brochura, edição bilingüe, latim protugues, pelo nosso renomado jurisconsulto.


A exposição para dar uma forma mais ordenada devido à complexidade existente do tema começa a explanar primeiro o conceito de ENTE para depois chegar ao da ESSÊNCIA.

O tratado da metafísica no opúsculo O ENTE E A ESSÊNCIA relatam sobre o que cai imediatamente no alcance do saber humano que é o composto, o complexo de várias coisas combinadas.

Escreve Tomas de Aquino que o homem se eleva do composto ao simples, do posterior ao anterior. A essência existe no intelecto. A substância composta é matéria e forma. A forma e matéria, quando tomadas em si, ou seja, sem o aparato do entendimento racional considerando-as, é incognoscível, isto é, que não pode ser conhecido, mas existem caminhos para a investigação das possibilidades.

O intelecto quando está isento da materialidade, desvela que nada pode ser mais perfeito daquilo conferido ao ser, quando saio do plano material que nos cerca encontramos somente DEUS a maior perfeição existente.


Tomás de Aquino comenta o gênero e a espécie, que pertencem à essência, pois o todo está no indivíduo. A essência tem dois modos, um é dela própria nada é verdadeiramente dela, senão o que lhe cabe como ela própria. Por exemplo, o homem, por ser homem, será sempre racional. Mas o branco e o preto não são noções exclusivas da humanidade. No outro modo, algo se predica da essência, por acidente daquilo que é específico, como o homem ser de cor branca. As formas são inteligidas na medida em que estão separadas da matéria e suas condições. A diferença da essência da substância compostas e simples é que a composta é forma e matéria, e a simples é apenas forma. A inteligência possui potência e ato.




----------------------

Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área, saiba mais ...

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.