Pesquise neste Blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Jorge Dias de Deus Ciencia curiosidade e maldição Gradiva

Jorge Dias de Deus

Ciencia curiosidade e maldição

Gradiva


O fio condutor deste livro é o da verificação da existência duma contradição que tem acompanhado a ciência desde que nasceu nas sociedades comerciais no Renascimento até às sociedades industriais e pós-industriais de hoje e de amanhã. Por um lado, a ciência é a fada boa que torna real o sonho infantil da curiosidade original. Por outro, a ciência é a fada má que manipula, que corrompe, que destrói.

Nos textos, a contradição está presente. Há textos que fazem o elogio da ciência. E há também os que fazem a crítica dessa mesma ciência. Porém, houve sempre a preocupação de fornecer informação, de desmitificar os temas científicos, de dar uma perspectiva portuguesa dos acontecimentos científicos, de contribuir para uma atitude crítica quanto à problemática da ciência e tecnologia em sociedade, particularmente na sociedade portuguesa.

E qual é o problema em Portugal? Para fazer ciência é preciso que haja cientistas e que haja aparelhagem. Está certo e parece simples. O problema é que não é só isso. Antes de tudo, é preciso que haja ainda uma motivação social, colectiva e uma capacidade organizativa de resposta. Trata-se de um problema cultural e a sua resolução vai exigir não só a participação da comunidade de cientistas e tecnólogos, dos governantes, dos empresários, dos gestores, mas de toda a gente, e em especial dos jovens.


JORGE DIAS DE DEUS é físico com doutoramento pela Universidade de Londres em Física de Altas Energias. Actualmente é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico. Mantém uma colaboração científica regular com o Instituto Niels Bohr de Copenhaga e com o CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares). Os domínios principais da sua actividade de investigação científica são a física das partículas elementares e altas energias e os sistemas dinâmicos. Jorge Dias de Deus foi fundador e presidente da Associação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.