Pesquise neste Blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA E FARMÁCIA Casa Granado 1925 Nº 3 historia medicina farmacopeia cirurgia etc brasileira

REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA E FARMÁCIA

Casa Granado

1925

Nº 3

revista em bom estado, brochura,coda51-x4,escasso, não perca.


A Casa Granado editava publicações especializadas, como o almanaque O PHAROL DA MEDICINA - publicado desde 1887 até a década de 40 - que visava a disseminação dos produtos Granado à população em geral.

Além dele, a REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA E FARMÁCIA começou a circular em 1925 e chegou a alcançar a tiragem de 20 mil exemplares, circulando em todo o Brasil e até no exterior.

Conceituados médicos utilizavam-se da revista para trocar experiências, disseminar novas técnicas de tratamento e indicar medicamentos.

Essas publicações eram totalmente impressa em gráfica própria, localizada na Rua do Lavradio que também responsabilizava-se pela produção de livretos, receituários e embalagens dos produtos.

Em 1924, sem qualquer apoio ou estímulo oficial, José Granado fez um vasto levantamento das plantas medicinais existentes no Brasil e mandou fazer um catálogo, escrito em francês, que se tornou fonte de consulta em todo o mundo. José Coxito possuía propriedades em Teresópolis, onde cultivava parte das espécies pesquisadas.

No laboratório da Casa Granado foi escrita a primeira farmacopéia brasileira, inteiramente produzida pelo pesquisador Rodolpho Albino da Silva, então diretor técnico do laboratório. Em 1926, no governo de Arthur Bernardes, o trabalho de Rodolpho Albino passou a ser considerado como a farmacopéia oficial do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.