Pesquise neste Blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FREUD LEITOR DA BIBLIA THÉO PFRIMMER IMAGO 1994

FREUD LEITOR DA BIBLIA

THÉO PFRIMMER

IMAGO

1994

livro em muito bom estado , escasso no comércio.

Pfrimmer, em seu livro Freud, leitor da Bíblia, registra cerca de 400 citações usadas por Freud em sua teoria e cartas, sendo de particular importância o uso que ele faz da Midrash rabínica, que enseja a Interpretação dos Sonhos.
Midrash vem da raiz darash , buscar, procurar, inquirir, investigar (Mezan,1987), e é aplicada ao conjunto dos comentários à Bíblia pelos eruditos.

Como exemplo, a referência ao Talmud que nos conta Haddad (1992): R. Samuel, filho de Onyà, disse: "A mulher é um ser inacabado, e não faz aliança exceto com aquele que é um ser acabado", pois está escrito: "Aquele que te faz, esse será o teu esposo, o Eterno é seu nome". Ao lado da veneração de Freud pela sua mãe, que não conhece limites na moral talmúdica, a mulher é considerada mutilada, o que se lê com todas as letras, no texto freudiano. É sabido, alias, que ele só tratou da Sexualidade Feminina e da Feminilidade, de fato, após a morte de Amalie. Após, ainda, intensa discussão com Jones, para quem a mulher era born, enquanto que ele a considerava made. Ainda assim, Freud consagra três "as´das" para a mulher: a histeria, a masculinidade e a maternidade. Certamente esta última era a mais saudável.

Um comentário:

  1. A psicanálise no Brasil será mais enriquecida na medida em que psicanalistas e psicólogos em geral percam preconceitos acerca da Biblia, como Freud, Jung, Winnicott, Moreno, Reich, Fromm e tantos outros construtores do campo psi. Théo Pfrimmer deu ótima contribuição com este resgate das fontes bíblicas do inconsciente pessoal, familiar e étnico cultural do fundador da psicanálise, demonstrando a rica, explicita e também subjacente presença dos textos bíblicos no corpus freudiano relacionando-a com a formação espiritual e intelectual da criança e adolescente Freud. Alias, vale a pena perguntar se seria possível a psicanálise ter surgido sem esta fonte primária de arquétipos, símbolos,e registros históricos, poéticos que compõem a grande tradição espiritual bíblica judaica- e cristã. Ageu Heringer Lisboa, psicólogo, Campina

    ResponderExcluir

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.