Pesquise neste Blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

René Padilla ed. Hacia una teología evangélica latinoamericana Pedro Savage


René Padilla ed.

Hacia una teología evangélica latinoamericana : ensayos en honor de Pedro Savage

Costa Rica: Editorial Caribe,


1984


livro em bom estado de conservação, brochura original, escasso, não perca, saiba mais...

um clássico e fundamental escrito sobre a Teologia da Latinoamericana, os conflitos entre o norte e o sul que da economia migrou para a teologia, as análises teológicas que reinterpretaram a teologia europeia, etc...

artigos de :

René Padilla ; Orlando E. Costa ; Pablo Alberto Deiros ; Samuel Escobar ; Rolando Gutierrez-Cortés ; Jorge A. Leon ; Emilio Antonio Nunez ; Daniel Schiapini ; Valdir R Steuernagel





-----------

Sobre a Teologia Latinoamericana



Nesses últimos tempos, a Igreja Brasileira está começando a experimentar um momento novo na sua história. Centenas de milhares de pessoas estão reconhecendo a própria necessidade de Deus.

Elas estão em busca de segurança para as suas almas e de respostas para as suas dúvidas. Na verdade, ainda que não percebam, essas pessoas, estão ansiando pela tão preciosa salvação que Jesus, de uma vez para sempre, conquistou na cruz do Calvário.

Era a década de 1960. A América Latina tomava consciência de sua dependência econômica, política e religiosa. Desencadeava-se um processo de libertação nos diversos segmentos da sociedade.

A Igreja, à luz de suas convicções religiosas e inserida nos avanços científicos deste tempo, pesquisava uma nova práxis da fé cristã que fosse fator de transformação e libertação.

Exigia-se uma nova prática da mensagem do bem em contraposição a do mal.

Surgia um novo tipo de inteligência da fé, uma reflexão sobre os compromissos assumidos pelos cristãos em situação de conflitos sociais.

Era a teologia latino-americana que nascia vinculada à história da tirania e da opressão praticada em nome democracia neste continente.



A Teologia da Missão Integral é teologia da liberdade teológica, histórica e eclesial. Seu objetivo é o bem-estar da vida no mundo, no conjunto da criação, pela via do conhecimento de Deus. É teologia evangelizadora. Seu protesto social e a busca da transformação da situação social da América Latina se dá pelo viés da fé. Ela é crítica no sentido de que não dispensa a suspeita e, em visto disto, se mantém sempre renovando e se refazendo. Ela é teologia protestante evangélica latino-americana.

Sobre a Teologia da Missão Integral ainda demandam pesquisas sobre as teologias influenciadoras que transparecem no corpo das suas produções. Entre elas destacam-se a presença perceptível da escatologia de Moltmann em sua Teologia da Esperança, a teologia da Palavra de Deus de Karl Barth, a influência da Teologia Secular de Dietrich Bonhoeffer e as fortes contribuições das teologias da Libertação. Também falta um melhor tratamento da contribuição das ciências sociais, da saúde e da terra, bem como da arte, para a compreensão das interrelações dos aspectos da vida no mundo em função da idéia da integralidade.





Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área, saiba mais ...



CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.