Pesquise neste Blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Otto Bürger Brasilien Eine Landes- und Wirtschaftskunde für Handel, Industrie und Einwanderung 1926 imigraçao alemã café teuto brasileiro brasiliana brasilianista

Otto Bürger

Brasilien: Eine Landes- und Wirtschaftskunde für Handel, Industrie und Einwanderung,

Leipzig: Dieterich‘sche Verlagsbuchhandlung

1926

livro em bom estado de conservação, texto em alemão, capa dura original, coda13-x3, escasso, um livro de referência sobre a relação teuto-brasileira, saiba mais ...


„O maior distrito de café de São Paulo e assim do globo não se encontra na região de Campinas, apesar de que a terra aqui parece ser traçada a linha verde pelas filas retas, quilométricas de cafeeiros, mas muitas centenas de quilômetros mais ao norte na área de Riberão Preto e da Serra dos Agudos. Aqui se encontram,, como descrito por Hesse-Wartegg, fazendas de café do tamanho de principados alemães e ali também se extende a maior delas quase que ao infinito.

É a criação de um alemão, Francisco Schmidt. Este imigrou como simples trabalhador rural e se transformou com inteligência e sorte no maior proprietário de plantações de café, até mesmo a rei do café de todo o mundo.
Ele possui 1680 km quadrados de chão, e 10 milhões de cafeeiros dão-lhe os seus produtos. A produção atinge a casa de 250000 sacas de café.

Avizinha-se desse enorme empreendimento o terreno de café de 150 km quadrados da melhor terra da Companhia Agrícola Fazenda Dumont, capitalizada pela Inglaterra. Nela crescem 4 milhões de cafeeiros. Uma ferrovia própria de 25 km de comprimento leva a colheita ao porto de exportação. Ainda maior, embora não tão produtiva, é a Fazenda Palmeiras, que tem 650 km de comprimento e 48 km de largura.“


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.


philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.