Pesquise neste Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ensaios Sofísticos Cassin Filosofia Platao Parmenide Sofista Protágoras Górgias Hípias Pródico Antífon Crítias Lícofon Trasímaco



Ensaios Sofísticos

Barbara Cassin

editora: Siciliano

ano: 1990

descrição: Brochura. 311 páginas. livro em bom estado, brochura original, escasso. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Um clássico, não perca, saiba mais ... Filosofia Francesa; Filosofia socrática, pré-socrática e pós-socrática.

Do chien-loup ou: a sofistica, fato de historia, efeito de estrutura.
Da ontologia à logologia.
O dedo de Crátilo.
Da física à política.
A Verdade de Antifon: uma democracia sádica...
Da filosofia à política.
da filosofia à literatura.
de pseudos a plasmas.
O retorno ao recalcado.
Homonimia e anfibolia...
Do sofisma em Freud
e muito mais...

Um grande passeio erudito por sendas pouco exploradas comumente, passeio ao léu com os hoje renegados filósofos que ajudaram a construir a filosofia ocidental, mas que por questões explicitadas pela autora não aparecem no 'panteão' dos heróis da Filosofia Oficial, entre outros: Protágoras, Górgias, Hípias, Pródico, Antífon, Crítias, Lícofon, Trasímaco.


“O artigo obrigatório diante do sujeito é a marca de sua consistência, de sua substancialidade; indica que toda posição de um sujeito em uma proposição de identidade implica uma pressuposição de existência [...].”


"há o ser pois o ser é e o não-ser não é; em seguida, que esse ser é por essência cognoscível, já que ser e pensar são a mesma coisa; por meio disso a filosofia, e mais especificamente essa filosofia primeira que ficou denominada de metafísica, pôde se engajar muito naturalmente em seu caminho – conhecer o ser enquanto ser – e se cunhou em doutrinas, discípulos e escolas. Ser, conhecer, transmitir: não é, não é cognoscível, não é transmissível"


“se a filosofia quer reduzir a sofística ao silêncio, é sem dúvida porque, inversamente, a sofística produz a filosofia como um fato de linguagem”

Barbara Cassin é autora de vários, entre eles 'Ensaios sofísticos'. Recentemente coordenou o ''Vocabulaire européen des philosophies'' (Seuil/ Le Robert), também conhecido como ''Dicionário dos intraduzíveis'' e considerado o Livro do Ano na França, em 2004.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área, saiba mais ...


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.