Pesquise neste Blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MIRCEA ELIADE HISTÓRIA DAS CRENÇAS E DAS IDÉIAS RELIGIOSAS










Autor: MIRCEA ELIADE

Título: HISTÓRIA DAS CRENÇAS E DAS IDÉIAS RELIGIOSAS - Volume III De Maomé à Idade das Reformas.

Editora: Rés - Portugal



Comentário: Contém uma extensa lista de bibliografia crítica, um índice analítico e onomástico, nota do tradutor sobre os vocábulos gregos, lista de abreviaturas empregadas e um prefácio do autor.


De Maomé à Idade das Reformas. - As religiões da Eurásia antiga. As igrejas cristãs até à crise iconoclasta (séc. VII-IX). Maomé e a expansão do Islão. O Catolicismo ocidental. Teologias e místicas muçulmanas. Do judaísmo ao Hassidismo. A Europa da Idade Média à Reforma. Religião, Magia, Hermetismo. As religiões tibetanas.





Neste terceiro tomo, o autor dá prosseguimento - indo desde Sto Agostinho até o século das Luzes à história das igrejas Cristãs que iniciara no volume anterior. Estuda também Maomé e o desenvolvimento do Islã e dedica longos capítulos às místicas judaica, cristã e mulçumana. Aborda finalmente as heresias, as práticas populares e o esoterismo, até a época das Reformas. Em outros dois capítulos, examina as religiões eurasianas e tibetanas.

O leitor de Mircea Eliade voltará a encontrar nesta nova obra o método utilizado com tanto êxito nos tomos anteriores. A um só tempo uma cronologia das manifestações do sagrado e uma análise dos momentos criadores das diferentes tradições religiosas, é esta a grande síntese de um historiador das religiões para quem todo rito, todo mito, toda crença ou figura divina refletem a experiência do sagrado. Religiões da eurásia antiga: turco-mongóis, fino-úgricos, balto-eslavos, mitos e rituais xamânicos, o paganismo eslavo. - A crise Iconoclasta. Séculos VIII-IX d.C. - Maomé - Apostolo de Deus-. - Alguns mestres sufis, sohrawardî e a mística. - da revolta de Barkhoba até o Hassidismo. - Movimentos religiosos na Europa: da baixa idade média à véspera da reforma. - Religião, magia e tradições herméticas antes e depois das Reformas. As religiões Tibetanas.



Em HISTÓRIA DAS CRENÇAS E DAS IDÉIAS RELIGIOSAS empreende o autor, simultaneamente, uma cronologia das manifestações do sagrado e uma análise dos momentos criadores das diferentes tradições religiosas. O leitor é conduzido desde os primeiros comportamentos mágico-religiosos do homem pré-histórico até o florescimento do culto à Dionisíaco, através das religiões da mesopotâmia e do Egito antigo, à religião de Israel, a religião dos indo-europeus, as religiões da 'Índia antes de Buda, a religião grega e a iraniana. Esta primeira parte abrange o período das origens pré-históricas aos mistérios de Elêusis e às teogonias órficas.
No começo: Comportamentos mágico-religiosos dos Paleantropídeos. - Religiões neolíticas. - Gilgamesh: Religiões Mesopotâmicas. - Megálitos, templos, centros cerimoniais: ocidente, mediterrâneo, vale indo. - Hititas e cananeus. - Quando Israel era menino.



saiba mais pergunte-nos .....


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos via Mercadolivre. Visite alguns de nossos livros anunciados em nosso e-shop, em: http://eshops.mercadolivre.com.br/philolibrorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.