Pesquise neste Blog

terça-feira, 16 de março de 2010

ORIENTE PRÓXIMO ASIÁTICO Garelli - Mesopotamia Israel Babilonia Assiria Ninive Caldeus Gilgamesh Deuses Sumerios Acadicos












Autor : Paul Garelli & Nikiprowetzky

Título : O Oriente próximo Asiático:

Volume 1 - Das Origens às invasões dos Povos do Mar.
Volume 2 - Impérios mesopotâmicos - Israel.


Editora : Pioneira / Edusp

Da série Nova Clio - A História e Seus Problemas.

Ano : 1982

Páginas : 349 / 338

Comentário : Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original. Com mapas, com indice de nomes de divindades, pessoas , lugares e noções. Com Quadros históricos cronologico de reis e soberanos do período.

São dois volumes de muitas informações históricas, a coleção Nova Clio é de grande reputação entre os historiadores em todo o mundo, obra de referência, escassa, não perca.

Investigação sobre as invasões arameias, tomada da Babilonia por Ciro, Os problemas que enfrentou Ramsés, etc. Na periferia desses impérios, um povo de importancia politica secundaria, mas cujos destinos, crenças a forte personalidade de Moisés imprimira uma orientação decisiva....

Veja alguns dos muitos tópicos:

Os instrumentos da pesquisa; obras gerais, historia da assiria e da babilonia; correntes intelectuais e religiosas, arqueologia, mundos perifericos, israel. os conhecimentos: expansao aramaica, ascensao da assiria, imperios, sistemas religiosos e correntes de pensamento. problemas e direçao de pesquisa: problemas politicos, problemas economicos e sociais, problemas religiosos

“O florescimento econômico trouxe consigo uma diferenciação social, a fixação de especialistas, que já não viviam diretamente da exploração agrícola, no interior das localidades de dimensões crescentes, e a difusão de técnicas novas. A invenção da escrita é apenas um fenômeno secundário decorrente da complexidade cada vez maior da vida econômica e social; aos olhos do historiador, no entanto, assume uma importância capital, pois lhe permite dar vida aos vestígios materiais exumados pelas escavações.”


Conforme Garelli, o politeísmo acádico era tolerante em relação a qualquer forma de religião, adotando tranqüilamente o panteão sumérico. Além de Shamash e Ishtar, os acádicos veneravam principalmente o deus sumério Enlil. Novas divindades eram Ilaba, o deus dinástico, Dagan e Annumitum. O conjunto dos deuses era chamado de Anunaki, e existem textos que agregam também “Anunaki do céu e da terra”. Algumas vezes faz-se uma diferenciação para indicar a totalidade dos deuses, os Igigi e os Anunaki. Os Igigi, neste caso, são os deuses dos céus, enquanto que os Anunaki referem-se aos deuses do Mundo Subterrâneo.



Depois do desaparecimento trágico do último descendente de Sargão, Sharkalisharri, em 2198 a.c., o
reino entrou em desagregação e a região foi dominada por um grupo de bárbaros chamados «guti».

Pelo ano 2120 a.C. o sumério Utu-gegal, rei de Uruk, conseguiu libertar a Babilônia da dominação guta'" e em 2111 a.c. o ENSí de Ur, Urnammu, fundou uma nova dinastia, a terceira de Ur, começando uma verdadeira renascença suméria na Babilônia. Urnammu assumiu em suas inscrições o título «Rei da Suméria e de Acade». Na região do rio Diyala, um centro antigo de tradições
semitas foi, sem dúvida, a cidade de Eshnunna. Estava situada a margem direita do Diyala, na localidade hoje conhecida como TelI Asmar, cerca de 35 km a nordeste de Bagdad....


Da capa:
Em prosseguimento ao maior projeto editorial, em nosso idioma na área de História, a PIONEIRA e a Editora da Universidade de São Paulo — EDUSP, oferecem aos estudiosos mais dois volumes da universalmente conceituada "Nouvelle Clio", publicada na França pela PUF — Presses Universitaires de France; cobrindo um amplo espaço da história do Oriente Próximo: este, de nº 2 (das origens às invasões dos povos do mar — 9000-1200 a.C.), e o de nº 2 bis que corresponde ao período que vai desde as invasões araméias, 1200-539 a.C., à tomada da Babilônia por Ciro, rei dos persas.

Neste volume, PAUL GARELLI, um dos mais reputados especialistas desta área, faz preceder o seu estudo de uma sintética, porém valiosa, introdução sobre a pesquisa assiriológica, mencionando os processos de decifração da escrita dita cuneiforme, as escavações arqueológicas, as línguas e respectivas grafias, a cronologia absoluta e relativa, como condição sine qua non da História.
A discussão dos problemas postos pelas civilizações e culturas dessa vasta área geográfica, da Síria-Palestina à Mesopotâmia, constitui o fulcro do trabalho de PAUL GARELLI, que traz, deste modo, sua preciosa contribuição ao conhecimento mais acurado de uma época tão importante quanto obscura na longa caminhada do Homem no tempo e no espaço históricos.

A estrutura de O Oriente Próximo Asiático: das origens às invasões dos povos do mar obedece ao rigor científico e ao mesmo método dos volumes já publicados. Isto é, a Primeira Parte inventaria toda a bibliografia reconhecida — os meios e instrumentos da pesquisa —; a Segunda descreve a situação atual dos conhecimentos adquiridos, ou seja, o "estado das questões"; a Terceira examina os problemas e os debates entre os historiadores, e tece considerações sobre as diretrizes e rumos de futuras pesquisas.

A tradução de EMANUEL O. ARAÚJO segue o padrão de qualidade dos demais volumes da NOVA CLIO, que vem garantindo à Série o mais elevado prestígio. A supervisão editorial teve a responsabilidade de JOÃO PEDRO MENDES, professor na UnB.

Livro em bom estado de conservação, capa brochura, escasso, não perca, saiba mais ....

Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.