Pesquise neste Blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ideologias e Mentalidades Michael Vovelle

Ideologias e Mentalidades

Michael Vovelle

editora: Brasiliense

ano: 1987

Brochura, formato 14 x 21 cm, 414 pág. bem conservado; Vovelle estuda neste livro a complexidade da conceituação de dois termos tão próximos como a ideologia e a mentalidade. Para isso, utiliza a reflexão histórica e analisa todo e qualquer indício que possa dar voz às opiniões, pontos de vista e ideologias do passado...

Professor de História da Revolução Francesa na Universidade de Paris I, diretor do Instituto de história da Revolução, e um dos principais historiadores da atualidade, Michel Vovelle estuda neste livro a complexidade da conceituação de dois termos tão próximos como a ideologia e a mentalidade. Para isso, utiliza a reflexão histórica e analisa todo e qualquer indício que possa dar voz às opiniões, pontos de vista e ideologias do passado. Assim, constrói uma verdadeira história das mentalidades, uma enriquecedora contribuição para se compreender a História social do Ocidente.

"História das Mentalidades, história das resistências ou prisões de longa duração"

Michel Vovelle, um dos maiores historiadores franceses contemporâneos, é professor emérito da Universidade de Paris-I, ex-diretor do Instituto de História da Revolução.
Autor de Combates pela Revolução Francesa, Jacobinos e jacobinismo e Ideologias e mentalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.