Pesquise neste Blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Filosofia Grega Pré-socrática Pinharanda Gomes

Filosofia Grega Pré-socrática

Pinharanda Gomes

editora: Guimarães & Cia.

ano: 1994

descrição: 238p. Brochura em bom estado.

Com selecção de textos, tradução, introdução e aparato crítico de Pinharanda Gomes, apresentam-se os textos integrais dos filósofos pré-socráticos e suas diferentes escolas: a Cosmogonia remota, as Escolas Jónica, Itálica, Eleática e Abderítica, a Sofística. É a primeira vez que se publica, em Portugal, uma obra como esta, englobando específicamente a filosofia grega pré-socrática.

Nela se procurou dar todo o relevo ao tema e aos autores e, para oferecer uma visão global, estendeu-se a antologia até às fontes primevas, como Homero, Hesíodo e o Orfismo. De cada um dos principais autores inclui-se uma biografia genuína, sumária, uma doxografia fundamental, e os fragmentos atribuídos por Diels a cada um dos autores.



Para serviço dos estudiosos respeitou-se a numeração estabelecida por Diels, para os fragmentos. Servir os leitores em geral, e os estudiosos em particular, foi o objectivo que ditou a presente edição, a qual vem preencher uma lacuna de há muito existente na cultura portuguesa.



Quando a moderna divulgação científica afirma que a vida nasceu do mar, está longe, ou perto, da filosofia grega que, na água, situava a origem de toda a existência? Que tem a sabedoria grega pré-socrática a ver com a civilização e a cultura contemporâneas? Houve um progresso real e efectivo quanto ao conhecimento dos primeiros princípios, ou, tudo o que acerca deles sabemos já se encontra enunciado na filosofia pré-socrática? As interrogações eleáticas sobre o princípio, a origem, o processo e os fins universais já foram solvidas pelo progresso científico? Que sabe o homem contemporâneo, a mais do que Zenão, sobre a realidade do pensamento e do movimento? Esta selecção de textos não deixará de provocar um clima de fecunda perplexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.